Orleans conquistou a premiação no concurso internacional 2021 Top 100 Green Destinations Sustainability Stories, que reconhece o município entre 100 destinos turísticos do mundo com iniciativas sustentáveis e boas práticas no turismo.
Orleans, concorreu com outros 10 destinos brasileiros entre os 160 destinos de todo o mundo. Entre os critérios da premiação, Orleans foi exitoso na apresentação de resultados e iniciativas locais em 30 critérios indicados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e foi premiado ainda com a história de boa prática local, apresentando o case do Movimento Orleans Viva – MOV, na categoria Natureza e Ecoturismo.
A premiação representa um grande passo para a construção coletiva e para o desenvolvimento de novas ações e debates em torno do tema da sustentabilidade, turismo e políticas públicas.
A Fundação Green Destinations é uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis com base na Holanda. A Green Destinations trabalha em conjunto com empresas de turismo e parceiros de mídia para tornar a oferta verde de destinos mais visível no mercado.
A participação do município de Orleans foi apoiada pelo Programa DEL e pela Rede DEL Turismo.
Quando nos aventuramos na natureza, é comum surgirem dúvidas sobre como agir em determinadas situações. Por exemplo, o que fazer quando precisamos ir ao banheiro durante uma trilha? Ou quando a trilha está enlameada, será que podemos abrir um caminho alternativo?
As respostas para essas perguntas estão relacionadas ao que chamamos de Práticas de Mínimo Impacto.
O que são as Práticas de Mínimo Impacto?
O que é o "Leave no Trace" ("Não deixe rastros")?
Os Sete Princípios do "Leave no Trace"
As Práticas de Mínimo Impacto são condutas básicas que devemos adotar ao explorar a natureza, visando minimizar nosso impacto sobre o meio ambiente. Ao seguir essas práticas, contribuímos para a preservação dos ambientes naturais, garantindo que eles estejam disponíveis para as gerações futuras.
O "Leave no Trace" (Não Deixe Rastros) é um conceito que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e é representado por sete princípios que resumem as principais orientações das Práticas de Mínimo Impacto. Essas ideias simples podem ser facilmente compartilhadas com amigos, familiares e outros aventureiros que você encontra em parques, trilhas, montanhas e cachoeiras.
É importante destacar que as Práticas de Mínimo Impacto não buscam restringir o acesso à natureza ou desencorajar as pessoas a desfrutá-la. Pelo contrário, elas incentivam a prática de atividades ao ar livre de forma responsável e consciente.
Os Sete Princípios do "Leave no Trace":
Planeje e prepare-se com antecedência: Planeje sua aventura adequadamente, conhecendo as regras e preocupações específicas da área que você vai visitar. Esteja preparado para enfrentar condições extremas de tempo e situações de emergência.
Viaje e acampe em superfícies resistentes: Evite danos ao terreno caminhando e acampando em trilhas estabelecidas, áreas resistentes, como pedras, cascalho, grama seca ou neve. Proteja áreas ribeirinhas acampando a uma distância segura dos corpos d'água.
Descarte lixo e dejetos de maneira adequada: Leve todo o lixo que você produzir de volta com você. Entenda como descartar adequadamente resíduos humanos, fazendo buracos no solo para enterrá-los e evitando a contaminação de fontes de água.
Deixe o que encontrar: Evite coletar pedras, plantas, artefatos arqueológicos ou qualquer objeto natural. Preserve a natureza como você a encontrou, evitando causar danos ao meio ambiente.
Minimize o impacto de fogueiras: Utilize fogareiros portáteis em vez de fazer fogueiras, sempre que possível. Caso seja permitido acender fogueiras, faça-o em áreas designadas e sempre se certifique de apagá-las completamente.
Respeite a vida selvagem: Observe animais selvagens de longe, sem perturbá-los. Não os alimente e mantenha seus animais de estimação sob controle. Lembre-se de que você está visitando o habitat deles.
Tenha consideração pelos demais visitantes: Respeite outros visitantes, ceda passagem, evite fazer barulho excessivo e seja cortês. Mantenha uma postura consciente e colaborativa para que todos possam desfrutar da natureza em harmonia.
Ao seguir esses princípios, você estará contribuindo para a preservação dos ambientes naturais, tornando suas aventuras mais sustentáveis e gratificantes. A natureza é um tesouro precioso e cabe a cada um de nós protegê-la para as futuras gerações.
Aproveite suas atividades ao ar livre com consciência e responsabilidade!